segunda-feira, 29 de abril de 2013

Filtro dos sonhos ou Dream Catchers

Large 


Alguém ai já ouvia falar sobre filtro dos sonhos ou dream catchers (em inglês)? De uns tempos pra cá eles se tornaram populares, mais isso apenas no Brasil porque nos EUA essa é uma tradição herdada dos povos indígenas que viviam lá seu inicio teve na tribo Ojibwe (ou Chippewa) que faziam os seus filtros mas na verdade essa não é a forma correta de chama-los  eles não são filtros e sim teias, essa tribo acreditava que quando cai a noite, o ar se enche de sonhos sendo eles bons e ruins porém eles também acreditavam que alguns pesadelos seriam relativamente bons por passarem mensagens de ajuda. Existem várias histórias de como surgiu essas teias mas a que eu achei mais fofa foi essa:


Uma aranha fiava sua teia próximo à cama da avó (Nokomi). Todos os dias ela observava a aranha trabalhar. Alguns dias depois, o neto entrou e, ao ver a aranha na teia, pegou uma pedra para matá-la. Mas a avó não deixou. O garoto achou estranho, mas respeitou o seu desejo. A velha mulher voltou-se para observar mais uma vez o trabalho do animal e, então, a aranha falou: Obrigada por salvar minha vida. Vou dar-lhe um presente por isso. Na próxima Lua nova vou fiar uma teia na sua janela. Quero que você observe com atenção e aprenda como tecer os fios. Porque esta teia vai servir para capturar todos os maus sonhos e as energias ruins. O pequeno furo no centro vai deixar passar os bons sonhos e fazê-los chegarem até você. 

Quando a Lua chegou, a avó viu a aranha tecer sua teia mágica e, agradecida, não cabia em si de felicidade pelo maravilhoso presente: Aprenda, dizia a aranha. Finalmente, exausta, a avó dormiu. Quando os primeiros raios de sol surgiram no céu, ela acordou e viu a teia brilhando como jóia graças às gotas de orvalho capturadas nos fios. A brisa trouxe penas de pomba que também ficaram presas na teia, dançando alegremente e, por último, um corvo pousou na teia e deixou uma longa pena pendurada. Por entre as malhas da teia, o Pai Sol sorria alegremente. E a avó, feliz, ensinou todos da tribo a fazerem os filtros de sonhos.” 

Bom sendo verdade ou não, eu tenho o meu, porque uma ajuda para ter sonhos bons sempre é bem vinda, bjss 


Nenhum comentário:

Postar um comentário